domingo, 16 de dezembro de 2012

Santa Adelaide,Viuva modelo de Santidade.





    Adelaide de Itália ou Adelaide de Borgonha ou simplesmente Santa Adelaide (931 - 16 de Dezembro de 999) nasceu na Borgonha, no ano de 931. Era filha de Rodolfo II da Borgonha e foi esposa de Lotário II, da Itália. Enviuvado 3 anos mais tarde, casou posteriormente no ano de 951 com o Imperador Oto I o Grande do Sacro Império Romano Germânico, que assim obteve o direito à coroa da Itália. Órfã aos seis anos e viúva aos dezenove, foi, por interesses políticos, perseguida e aprisionada pelo Duque Berengário e sua mulher Wila, sujeitando-se a esta situação indigna com resignação e confiança em Deus. Com a ajuda do piedoso capelão Martinho consegue escapar e escoltada pelo Margrave Apo se refugia no castelo do Duque de Canossa, Alberto Uzzo. Oto I, o homem mais poderoso daquele tempo invade a Itália e afugenta Berengário. Dirigindo-se a Canossa, casou-se com Adelaide no dia de Natal de 951, resultando daí uma união feliz. Elevada à dignidade imperial, demonstrou imensa humildade e caridade para com os menos favorecidos. Viúva pela segunda vez, tornou-se regente até a maioridade do filho, o imperador Oto II, que em 971 casou-se com a princesa grega Teofânia, que também passou a hostilizar Adelaide. Morto Oto II, Adelaide se retira da corte, mas logo também Teofânia morre e Adelaide retorna para ser regente em nome de seu neto Oto III, coordenando suas obrigações políticas e religiosas. Partindo do princípio que a "felicidade e a prosperidade de uma nação depende da bênção de Deus", procurou implantar a todo custo na alma do povo o "santo" temor de Deus, fazendo empenho para que fosse conservados fielmente os "costumes e usos da vida cristã" da forma que testemunhava. Após a morte do seu marido, em 973, começou a interessar-se cada vez mais à missionação e estabeleceu vários mosteiros e igrejas.
   Recolhendo-se ao mosteiro beneditino de Selz, o qual fundara, na Alsácia, que ela fundara, em Strasburg passou os últimos anos de vida em recolhimento. Morreu ali com oitenta e seis anos de idade, no dia 16 de dezembro de 999 e canonizada Papa Urbano II  no ano de 1097.
  São Tomás de Aquino diz que o supra-sumo da virtude da fortaleza é a firmeza, e que o homem forte é aquele que toma a iniciativa da luta. Quando é necessário, oportuno, criterioso, ele não espera o inimigo vir, mas ele toma a iniciativa, cria a situação e investe contra o inimigo.


    Peçamas a Santa Adelaide a virtude da fortaleza, ao mesmo tempo, a prudência, a sagacidade, a capacidade de discernir e viver testemunhando, com a alegria, o dinamismo e a visão de São Paulo, que ele colocou em 1 Coríntios 9, 16-18: "Porque evangelizar não é glória para mim, senão necessidade. Ai de mim se não evangelizar! Se por própria iniciativa o fizesse, receberia salário; mas, se o faço por imposição, é como um cargo de administração que me foi confiado. Em que está, pois, o meu salário? Em que, ao evangelizar, o faço gratuitamente, sem fazer valer meus direitos pela evangelização." 
  Evangelizar é dar testemunho na forma de vestir modestamente e de usar o véu diante do mundo paganizado do interior da Igreja Santa que infelizmente esse erro do paganismo assola o seio da Santa Igreja.